O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) inaugura em julho de 2021 o Centro de Educação Profissional INC, que vai promover a formação Técnica em Enfermagem e Cursos Livres. O diferencial da nova escola será a qualificação humana e prática, com aprofundamento nas áreas da Neurologia, Cardiologia e Oncologia — expertises do INC.

O hospital identificou carência de técnicos em enfermagem com conhecimento nessas áreas e atendimento humanizado no mercado. Segundo Regina Montibeller, diretora geral do Centro de Educação Profissional INC, a proposta é transcender os cursos padronizados por meio da atualização contínua dos conteúdos programáticos e de uma formação mais abrangente para o aluno.

As aulas ocorrerão na sede do Hospital INC, no bairro do Campo Comprido, em Curitiba (PR). Além de salas de aulas multimídia, terminais com computadores para apoio didático-pedagógico, auditório e biblioteca com títulos científicos, a escola conta com o Centro de Simulação Realística — um laboratório com ambientação de quarto de hospital para aplicação de aulas práticas com um boneco, antes do contato do técnico com o paciente.

Boa parte do corpo docente será composto por médicos e enfermeiros que já atuam no INC. A ideia é oferecer, no futuro, outros cursos técnicos na área de saúde.

Curso Técnico de Enfermagem

O início das atividades do Centro de Educação Profissional INC está previsto para o dia 1º de julho com as aulas do Curso Técnico de Enfermagem, que terá a duração total de dois anos, divididos em quatro módulos (somando o total de 1.800 horas). A primeira turma funcionará no turno da noite, com o total de 30 alunos, e aulas na modalidade híbrida (presencial e online), de acordo com as orientações de saúde vigentes em cada período do curso.

A matriz curricular contempla disciplinas que não são abordadas em outras escolas de Curitiba e região, como apresentação e comunicação, ética e hospitalidade, controle de infecção, assistência de enfermagem ao paciente oncológico e hematológico e também ao paciente neurológico e cardíaco.

Após a conclusão do curso, o técnico estará apto a prestar assistência de enfermagem individualizada e integral a pacientes de todos os níveis de complexidade, incluindo os cuidados básicos e envolvendo também os familiares, garantindo a qualidade e humanização no atendimento.

O processo seletivo, aberto no dia 3 de maio, será realizado por etapas, iniciando com a avaliação de conhecimentos gerais, português e matemática, e depois entrevistas com psicólogo para avaliação do perfil e também com a direção e coordenação do curso.

Cursos Livres

Além do curso Técnico em Enfermagem, numa etapa posterior, o centro de formação vai disponibilizar também Cursos Livres — curtos e intensivos — como: Auxiliar de Farmácia, Instrumentação Cirúrgica, Atenção ao Idoso, Eletroencefalograma, Nutrição Clínica e Gastronomia Hospitalar, Recepcionista no Ambiente Hospitalar e Prevenção de Lesão por Pressão (LPP), dentre outros.

Serviço

Centro de Educação Profissional INC

(41) 98858-3868 | cepi@hospitalinc.com.br