Um encontro para marcar o encerramento do ano e discutir as expectativas para um novo ciclo que já se inicia. Assim foi a cerimônia de lançamento oficial do Manual do Gestor Hospitalar Vol. 3, publicação que chega a sua terceira edição consolidando-se como uma das principais ferramentas de capacitação para técnicos que estão à frente dos mais variados serviços de saúde no país. O lançamento da publicação foi realizado na última quinta-feira (16/12), durante o Encontro de Gestores Hospitalares de Goiás, em Goiânia-GO.

Acesse o manual clicando aqui

O evento, que contou com a presença de convidados especiais, a exemplo de lideranças políticas, institucionais e empresariais, além de técnicos do setor, também marcou o lançamento do “Programa de Qualificação Hospitalar”, uma estratégia que pretende potencializar o treinamento de gestores em todo Brasil. O programa conta com a parceria da Organização Nacional de Acreditação (ONA), e tem como piloto os estabelecimentos representados pela Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG).

“A publicação de mais uma edição do Manual é algo que nos dá uma imensa satisfação, principalmente por estarmos compartilhando, através das versões em inglês, as nossas experiências com vários países do mundo, durante os encontros que participamos do IHF (International Hospital Federation). Essa é uma área que exige constante atualização e comprometimento e acredito que esta obra oferece um grande suporte aos gestores hospitalares dos recantos mais longínquos deste país”, destacou o presidente da FBH, Adelvânio Francisco Morato.

Ele lembrou que a elaboração do Manual consolida um trabalho que teve início há pouco mais de três anos, quando a entidade traçou a meta de realizar um amplo processo de qualificação, que permitisse levar conhecimento e soluções práticas às gestões dos hospitais de todo país. “O objetivo era superar o cenário heterogêneo e oferecer a esses gestores, que enfrentam as mais diversas dificuldades, um suporte maior de capacitação para que pudessem melhorar as gestões dos estabelecimentos que gerenciam”, complementa Morato.

Manual

A obra está organizada em 10 capítulos, que abordam temas focados em três temáticas: transformações digitais na saúde; pessoas no centro das transformações do sistema; e conceito integrado de saúde. De acordo com J.Antônio Cirino, organizador e co-autor do livro, os assuntos escolhidos para compor esta terceira edição são complementares aos abordados nas duas anteriores, assim como dialogam com o momento vivenciado pelo setor, neste período impactado por transformações digitais. Desta forma, chama a atenção a inclusão de capítulos como: Telemedicina; Proteção de Dados e Liderança Digital.

Uma nova estratégia para qualificação hospitalar

Para oficializar o início dos trabalhos do novo Programa de Qualificação, os presidentes da FBH, Adenvânio Morato, e da ONA, Fábio Gastal, assinaram, durante o Encontro de Gestores de Goiás, o Termo de Cooperação entre as duas entidades para levar capacitação e suporte técnico a todos os hospitais privados do país. O programa terá início pelos estabelecimentos representados pela Associação dos Estados de Goiás (AHEG) e servirá como piloto para as demais associações do país.

“Estamos muito felizes com o início desta grande parceria que, tenho certeza, chegará às demais associações do país, ajudando a consolidar a excelência na prática de gestão dos estabelecimentos de saúde. A ONA é hoje o terceiro maior sistema de Acreditação do mundo, com 927 organizações acreditadas e queremos continuar crescendo e chegando a um número cada vez maior de estabelecimentos. A FBH está de parabéns por ter tomado este desafio para si”, disse Fábio Gastal.

Cerimônia

A cerimônia de lançamento do Manual do Gestor Hospitalar Vol.3 e do Programa de Qualificação Hospitalar contou com a presença de importantes lideranças políticas e institucionais do setor saúde. Entre elas, estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Pedroso; o superintendente de Atenção Integral da Secretaria do Estado de Goiás, Sandro Rogério Batista; o deputado Estadual por Goiás, Dr Hélio de Souza; o presidente da Sicoob/Unicentro-BR, Raimundo Nonato Pinto; o presidente da UNIDAS, Wellington Lima; além dos presidentes das Associações de Hospitais dos Estados de São Paulo, Yussef Ali Mere; do Paraná, Márcia Rangel; e do Rio de Janeiro, Marcos Quintela.

Fonte: FBH