10/12/2019
O Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS) divulgou, no dia 4 de dezembro, a Análise Especial do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, publicação feita com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que põe uma lupa sobre os números do setor em 2018. Uma das conclusões, a partir da análise desses números é que os brasileiros estão cada vez mais preocupados com a saúde mental.
Nos últimos cinco anos, o número de consultas com psiquiatras passou de 3,4 milhões para 4,9 milhões, um crescimento de 44,5%, destacando-se entre as consultas médicas ambulatoriais por especialidades. Em “outros atendimentos ambulatoriais”, o total de sessões com psicólogos quase dobrou no mesmo período, indo de 9,1 milhões para 17,6 milhões – uma diferença de 93,8%. E as consultas com terapeutas ocupacionais avançaram de 818,6 mil para 1,9 milhão – alta de 137,8%.
Essa mudança acompanha um agravamento do quadro de saúde mental nos últimos anos. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo (9,3% da população) e 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão.
Os casos de transtornos mentais no ambiente de trabalho estão crescendo no Brasil. A Previdência Social registrou em 2016 o afastamento de mais de 199 mil trabalhadores por este motivo.
(Fonte: IESS)
A Associação dos Hospitais do Estado do Paraná (Ahopar) é uma entidade de cunho associativo, que congrega todos os serviços de saúde como hospitais, clínicas e casas de saúde públicas e privadas de todo o Paraná e faz parte da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Saiba mais - clique aqui.
Lincoln Vieira Magalhães
Presidente