01/04/2021
A Secretaria da Saúde do Paraná prorrogou por mais 30 dias a suspensão de procedimentos cirúrgicos eletivos nas hospitais públicos e privados do estado. De acordo com o governo estadual, o objetivo é otimizar a ocupação de leitos de UTI e o uso de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares usados na assistência a pacientes com Covid-19 — atualmente em falta no mercado.
A decisão consta na Resolução Sesa nº 355/202, publicada nesta quarta-feira (31/3). Estão excluídos da normativa os procedimentos de cardiologia, oncologia e nefrologia, além de exames e procedimentos realizados em âmbito laboratorial de urgência ou emergência.
Segundo o documento, a suspensão pode ser estendida ou reduzida, de acordo com a disponibilidade de medicamentos e leitos, bem como a situação epidemiológica da doença no Paraná.
A resolução também reforça que as unidades de saúde devem assegurar a realização de ações voltadas à garantia da manutenção de afastamento entre pessoas com redução do risco de contágio da Covid-19 e adoção de medidas de proteção individual e coletiva obrigatórias.
Fonte: AEN-PR
Foto: José Fernando Ogura/AEN
A Associação dos Hospitais do Estado do Paraná (Ahopar) é uma entidade de cunho associativo, que congrega todos os serviços de saúde como hospitais, clínicas e casas de saúde públicas e privadas de todo o Paraná e faz parte da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Saiba mais - clique aqui.
Lincoln Vieira Magalhães
Presidente